Saber a diferença entre o que é uma semijóia e uma bijuteria banhada, e como o transmitir e explicar aos seus clientes, é algo essencial para o seu negócio e para exponenciar as suas vendas.
O primeiro ponto a reter (e também o mais importante) é que nenhum dos dois é melhor que o outro, apenas apresentam características diferentes.
O principal ponto de diferenciação dos dois tipos de peças está na sua confeção. Dentro das bijuterias, é possível verificar a existência de dois tipos. Enquanto que a bijuteria normal é feita a partir de um material não nobre, como é o exemplo do aço inoxidável, não apresentando nenhum tipo de adornos como cristais ou zircónias, a bijuteria banhada, para além da base em material não nobre, como aço inox ou tombac (metal equiparável ao latão, de qualidade superior), apresenta uma camada fina (banho) de material nobre. Para além deste banho, a bijuteria pode ainda apresentar cristais ou zircónias. Já no caso das semijóias, à semelhança da bijuteria banhada, existe uma base de metal não nobre sendo que a camada de material nobre, em Ouro, Prata, Ródio, etc., é consideravelmente mais espessa, tendo um peso maior que o material da base e apresentando um valor superior ao da bijuteria banhada. Portanto, como podemos ver, a principal diferença está na espessura da camada do banho de material nobre que, por sua vez, oferece uma maior durabilidade, quanto maior for a sua espessura.
Porquê apostar em semijóias e bijuterias?
Como apresentam um preço bastante mais acessível em comparação com as joias, tanto as semijóias como as bijuterias permitem uma possibilidade de maior variedade de peças, tanto ao vendedor, como ao cliente, que podem ser conjugadas numa infinidade de combinações, complementando de forma perfeita qualquer look.